Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda."Rui Barbosa.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011


OAB/AL entrega carteira de número 10 mil a advogada
Renata Medeiros Gama obteve a maior média no Exame de Ordem 2010-2 entre os novos advogados inscritos na Ordem
Luiza Barreiros - Ascom/OAB-AL


Renata Medeiros Gama, primeira colocada no último exame, recebe a carteira de número 10 mil
A advogada Renata Medeiros Gama, de 22 anos, recebeu na manhã desta sexta-feira (18/02) a carteira de número 10 mil da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). A entrega aconteceu durante a solenidade de juramento de 117 novos advogados aprovados no Exame de Ordem, realizada no auditório da Justiça Federal, na Serraria. O juramento habilita os profissionais ao recebimento da Carteira de Advogado e ao efetivo exercício da profissão.Segundo o presidente da OAB/AL, Omar Coêlho de Mello, a carteira 10 mil é um marco histórico nos 79 anos de existência da entidade em Alagoas. “Todos os advogados que estão ingressando hoje na entidade, após terem sido aprovados num Exame de Ordem justo, são vencedores e merecedores de nossa homenagem.
A carteira 10 mil decidimos entregar à advogada que, entre os que solicitaram inscrição, obteve maior média geral no Exame de Ordem 2010-2”, explicou o presidente, reforçando a importância da prova da OAB para melhoria da qualidade do ensino de Direito e dos próprios profissionais colocados no mercado de trabalho.Filha e irmã de advogados, Renata Gama cursou Direito no Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael (Cesama), de Arapiraca, e o ensino médio no antigo Cefet (atual Instituto Federal de Alagoas), de Palmeira dos Índios. Bastante emocionada com a homenagem, ela contou que sonhava ser advogada desde os 12 anos. Renata fez 75 pontos na primeira fase do Exame e na segunda, tirou 7,6 na Prova de Direito do Trabalho.CIDADANIA - A saudação aos novos advogados foi feita pelo jurista Marcos Bernardes de Mello, ex-presidente da OAB/AL e membro efetivo do Conselho Seccional da Ordem. Ele lembrou que o maior mérito do curso de Direito é preparar os bacharéis para a cidadania. Ao falar aos novos colegas, Marcos Mello afirmou que os 55 anos dedicados à advocacia o ensinaram que o advogado não deve ser instrumento de guerra, mas de paz social.
“A grande finalidade do Direito é adaptar o ser humano à vida social harmônica”, observou.Para ele, todo profissional da área jurídica, seja ele advogado, juiz ou promotor, deve seguir sempre três princípios do Direito: viver honestamente, não prejudicar ninguém e dar a cada um o que é seu. “Seguindo esses princípios certamente o profissional conseguirá alcançar a paz”, complementou. Para Marcos Bernardes de Mello, os advogados que ingressam no mercado de trabalho devem estimular a resolução dos problemas por meio de acordos, arbitragens e conciliação, obtendo assim resultados mais rápidos e sem abarrotar o Judiciário com ações. “Vocês foram aprovados num exame que hoje é um atestado de competência e de capacidade. Podem construir uma vida profissional exitosa.
O que peço é que trabalhem com honestidade, respeito e sem lesar ninguém”, finalizou.Também participaram da solenidade de juramento a vice-presidente da OAB/AL, Rachel Cabús Moreira, o secretário-geral Fernando Maciel, o secretário-adjunto João Lippo Neto, o diretor-tesoureiro Francisco Malaquias de Almeida Júnior, os conselheiros federais Marcelo Brabo Magalhães, Welton Roberto e Paulo Brêda, o presidente da Caixa de Assistência do Advogado de Alagoas, Augusto Galvão, os conselheiros seccionais José Firmino de Oliveira e Bruno Prata Lima, o presidente da Comissão do Exame de Ordem, Carlos Roberto Lima Marques e o juiz federal Sebastião Vasquez de Moraes.

O segundo lugar no Exame de Ordem também foi de aluno do Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca - CESAMA, Eddebiel Victor Correa de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui.