Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda."Rui Barbosa.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pessoas naturais: personalidade e capacidade

DAS PESSOAS NATURAIS
Toda e qualquer pessoa pode ser sujeito ativo ou passivo de uma relação jurídica.
PESSOA NATURAL: é o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigações. Para qualquer pessoa ser assim designada, basta nascer com vida e, desse modo, adquirir personalidade.

CAPACIDADE: é a medida da personalidade. Pode ser de DIREITO ou de

FATO.Capacidade de Direito: é a capacidade de a pessoa ser titular ou sujeito de direitos; todos a têm.Capacidade de Fato: é a capacidade que tem a pessoa de agir por si mesma nos atos da vida civil, sendo adquirida pela emancipação ou maioridade.Começo da personalidade: começa do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção os direitos do nascituro (art.2º CC), ou seja, adquire personalidade jurídica ao nascer com vida.

LEGITIMAÇÃO: Aptidão para a prática de determinados atos jurídicos, uma espécie de capacidade especial exigida em certas situações. A falta de legitimação alcança pessoas impedidas de praticar certos atos jurídicos, sem serem incapazes. Exemplos: “O casado, exceto no regime de separação absoluta de bens, de alienar imóveis sem a outorga do outro cônjuge (art. 1.647). A legitimação é um plus que se agrega à capacidade em determinadas situações.Extinção da personalidade: a personalidade se extingue com a morte da pessoa natural (art. 6º CC).A capacidade é a regra e a incapacidade a exceção.O direito reconhece personalidade também a certas entidades morais, denominadas pessoas jurídicas, compostas de pessoas físicas e naturais.

OBSERVAÇÃO: Personalidade jurídica é conceito absoluto (ela existe, ou não existe), capacidade jurídica é conceito relativo (pode ter-se mais capacidade jurídica, ou menos). A personalidade jurídica é a potencialidade de adquirir direitos ou contrair obrigações; a capacidade jurídica é o limite dessa potencialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui.